≠ Quitinete, loft, estúdio ou flat.

Na hora de procurar um imóvel e percorrer a saga dos anúncios, apartamentos pequenos quase sempre ganham algum desses quatro apelidos: conjugado, quitinete, loft , estúdio ou flat. Você sabe qual é a diferença entre eles? Ou para você são todos a mesma coisa? Cada tipo de imóvel possui características específicas que o diferencia dos demais, facilitando assim a identificação e a escolha na hora de comprar. Confira:


Conjugado = Kitchenette (do inglês, "cozinha pequena")

Um é sinônimo do outro. Com até 50 m², esse tipo de apartamento tem sala conjugada ao quarto, uma área para a cozinha e o banheiro separado por parede ou divisória. "Normalmente esses apês são tidos como mais simples, porque o nome quitinete (no bom português) passa a ideia de um lugar modesto. Mas o nome tem a ver com tamanho mesmo".



Estúdio ≠ Loft

A diferença entre os dois costuma ser de tamanho, apenas. "O conceito de estúdio saiu da ideia de loft que, por sua vez, surgiu a partir de antigos armazéns dos Estados Unidos. São apartamentos sem paredes, onde tudo é integrado - com exceção do banheiro - e a área é maior que 50m². Em geral, o estúdio é a mesma coisa, porém menor e mais compacto. Ambos tem um estilo mais moderninho, industrial e prático".


  • O loft surgiu nos Estados Unidos entre os anos 60 e 70. Este tipo de apartamento fazia referência a antigos imóveis comerciais, galpões, armazéns ou depósitos reformados para fins residenciais. Com áreas maiores que 50m², possuem cômodos totalmente integrados, com exceção do banheiro, além de instalações aparentes, que remetem à decoração industrial. Além disso, o pé-direito duplo permite a implantação de um mezanino.


  • Com cerca de 30 m², os apartamentos tipo estúdio também contam com cômodos integrados e podem dispor de um dormitório delimitado com paredes. Localizados em áreas estratégicas das grandes cidades, nas quais há boa infraestrutura de lazer, serviços e transporte coletivo, os edifícios que abrigam imóveis deste tipo oferecem facilidades aos moradores, como lavanderia coletiva e serviço de diarista, além de diversas áreas sociais, como salão de jogos e piscina.


Flat = Apart-hotel

Se no prédio onde você mora são oferecidos serviços de hotelaria, como arrumação, lanchonete e lavanderia, cobradas na taxa de condomínio., então você mora em um flat. Esse tipo de apê costuma ser compacto, como um quarto de hotel maiorzinho, e contar com serviços práticos para quem pode pagar por essas vantagens. A diferença é que os edifícios com apartamentos deste tipo não possuem a formalidade característica dos hotéis. Os flats são ideais, por exemplo, para pessoas que moram sozinhas e executivos que levam uma vida corrida e estão em busca de conforto e praticidade. Em um prédio de flats, os apartamentos podem até receber hóspedes, em vez de moradores.